Search

NA CABEÇA DE CADA UM



Quando fui ao spa na Holanda uma das coisas que mais me espantou foi o fato de não encontrar espelhos. Foi aí que comecei a refletir sobre as diferenças entre um spa lá e um spa aqui. E cheguei a uma conclusão desanimadora: o spa na Europa não tem nada a ver com o spa no Brasil. Pode ser (e espero que eu esteja enganada) que nunca consigamos fazer aqui algo próximo do que exista lá. Porque o foco das duas culturas é totalmente diferente assim como o foco do local em si e de seus frequentadores. Na verdade acho que uma coisa está ligada a outra.

O spa que eu fui na Holanda não tinha espelhos justamente porque o objetivo não é a exibição do corpo. Lá as pessoas têm em mente ir para relaxar. Pode ser depois de um dia de trabalho estressante, pode ser em um feriado ou uma tarde com a família ou os amigos, pode ser um programa de casal. Mas o intuito é sempre descontrair e aproveitar os banhos, saunas e massagens.

No Brasil os spas oferecem um sem número de tratamentos estéticos. Tais tratamentos podem estar combinados com alguma atividade relaxante do tipo massagem, sauna seca, banho de ofurô etc. Os preços são bem salgados e tudo é separado por sexo (no máximo você encontra um pacote de tratamentos para o casal em datas especiais e com data e hora marcada). Os spas também estão associados a programas de emagrecimento. Fui no google só para confirmar e de cara já achei um “top 10” de spas para emagrecer... Tudo se relaciona com beleza e aparência. Procurando mais sobre saunas achei algumas casas de banho em São Paulo que são exclusivamente para homens. Mulher, pelo jeito, não pode desfrutar uma boa sauna no Brasil.

Em boa parte dos spas na Europa são mistos e a nudez é regra. Aqui no Brasil se você disser que foi nua a uma sauna mista vão achar que você estava numa orgia. Sim, infelizmente para a maioria a ideia de sauna é essa. Tanto é assim que nos poucos lugares que oferecem sauna para homens por aqui, é salientado que o ambiente é “estritamente familiar”.

É TUDO UMA QUESTÃO DE PENSAMENTO ENRAIZADO. MACHISMO. INFLUÊNCIAS RELIGIOSAS. ESTEREÓTIPOS DE BELEZA

Diante de tudo isso, fico imaginando se abrisse aqui no Brasil um lugar nos moldes da Europa: sauna mista, com todo mundo pelado. As reações seriam variadas. No caso dos comprometidos, os maridos não gostariam de ir com as esposas pois teriam ciúme se elas mostrassem seus corpos para outros homens; as mulheres não iriam querer que os namorados ou maridos frequentassem porque eles “iriam olhar para outras mulheres”. Já os solteiros (as) provavelmente iriam com “intenção erótica” e não de relaxar; fora a competição e o exibicionismo, que seriam extremos: “- quem está mais sarado?”; “- você viu a barriga da fulana, que horror?”; “- como essa velha gorda tem coragem de vir aqui? Deviam proibir essa mulher de ficar pelada na frente das pessoas!”; “- você reparou no tamanho do pinto do sicrano?”; “-fulana é muito gostosa.”; “beltrana pôs silicone, você viu?” E por aí vai...

Outros, ainda, não se sentiriam à vontade por acharem que não estão “em forma”, ou simplesmente por receio do que pensariam as pessoas ao saber que frequentam um “lugar assim”, com todo mundo pelado. Alguns homens ao te ver pelada no spa iriam achar que você foi até lá porque está querendo se exibir e consequentemente quer sexo. Algumas mulheres não iriam ao spa justamente para ninguém pensar que ela está buscando sexo.

É tudo uma questão de pensamento enraizado. Machismo. Influências religiosas. Estereótipos de beleza. As mulheres que frequentam o spa na Europa não estão ali para competir com as outras para ver qual é a mais bonita ou gostosa. Não. Elas não estão nem aí com isso naquele momento. Elas vão com 18 ou 80 anos. Elas vão mesmo se estiverem gordas e peludas. Simplesmente porque ninguém repara nisso por lá. Lembra da falta de espelhos? Então.

E exatamente em razão da mente aberta as mulheres europeias também não estão preocupadas com o que pensam os homens que estão ao redor delas naquele lugar. Elas não estão lá para satisfazer os desejos dos homens. E os homens tampouco se preocupam com o que as mulheres estão fazendo. Eles também vão ao spa com o mesmo objetivo, relaxar corpo e mente e se divertir, ser feliz. Todos estão na mesma sintonia.

Tomara que um dia a gente aqui no Brasil pare um pouco de se preocupar com o outro e com as aparências e os preconceitos. Espero que a gente siga o exemplo dos europeus neste aspecto e abra a nossa mente para o que realmente é importante. E o importante é ser feliz.

#sauna #experiências #holanda #amsterdã #netherlands #amsterdam #spa #wellness

505 views

SOBRE SAUNAlogia

 

Aqui você encontra dicas sobre spas, saunas e casas de banho pelo mundo. Tudo o que você precisa saber para preparar um roteiro inesquecível

ABOUT SAUNAlogia

 

Here you will find tips about bath houses, saunas and spas around the world. Everything you need to know to start planing that perfect trip