Search

EU FUI: NA SAUNA



Foto | Spa Sport Hotel Zuiver

Como os holandeses

Quando meu cunhado incluiu no roteiro da viagem que faríamos a Amsterdã a ida a um spa achei ótimo, porque já sabia que ele e a esposa frequentavam para relaxar. Eu tinha conhecimento de que se tratava de saunas diversas, piscinas, banhos e tratamentos.

Mas aí ele disse que o legal era a gente ir no dia em que não se usa roupa de banho, ou seja, quando é obrigatório ficar pelado. Tudo mudou de figura. Já fiquei com vergonha na hora. Vergonha de quê? Nem eu sei dizer direito, mas acredito que de mostrar o corpo, de não me achar em forma, de todo mundo ficar reparando em mim (ô, ego!), enfim mil caraminholas começaram a pipocar na minha cabeça… Eu não conseguia conceber o fato de ficar pelada na frente do meu cunhado e cunhada. Me sentia constrangida só de pensar. Por outro lado, eles sempre falavam tão bem da experiência, que eu tinha vontade de conhecer. Então, finalmente decidi que iria, mas não com eles; o máximo que conseguiria era ficar pelada com estranhos e já seria um desafio.

No dia marcado confesso que estava ansiosa. Chegamos (eu e meu marido) ao local e a primeira impressão foi ótima. Lugar lindo, rodeado de um bosque e a recepcionista extremamente delicada e simpática. Recebemos roupões e toalhas.

Nos dirigimos aos vestiários (mistos) para tirar as roupas. Que sorte, ninguém no vestiário – pensei. Tirei a roupa correndo e botei o roupão em seguida. Descemos uma escada e demos de cara com um monte de gente pelada. Ao meu redor tinha gente de todo o tipo: alta, magra, gorda, velha, baixa, jovem, peito grande, pinto pequeno, depilada, sem depilar, sarada, desengonçada e ninguém nem aí. Famílias, grupo de amigos, casais, pessoas sozinhas, todos com a expressão de tranquilidade e felizes. Na verdade era todo mundo igual ali.

Senti um friozinho na barriga: era a hora de ficar nua para tomar a ducha obrigatória antes de adentrar as saunas e piscinas. Mas quando tirei o roupão parece que me despi também de todas as encanações. Logo, observando as pessoas circulando sem qualquer pudor por ali, consegui ficar à vontade e deixei a toalha pendurada.

NÃO EXISTEM ESPELHOS NO LOCAL, SÓ NO BANHEIRO. FIQUEI IMAGINANDO SE AQUI NO BRASIL ENTENDERIAM UM LUGAR DESSES, COM TANTA GENTE DESPIDA E SEM ESPELHOS

Percebi o quanto minha cabeça estava enraizada de pensamentos idiotas. Na sauna ninguém vai para se exibir, para reparar no corpo do outro, mas para relaxar e curtir o tanto de coisa legal que tem para fazer ali. E são muitas: há salinhas com diferentes tipos de sauna: sauna seca, sauna úmida, sauna com cromoterapia e música, sauna que exala sais e fragrâncias, uma delícia! E ainda piscinas quentinhas, jacuzzis, ofurô, massagens, chazinho, cafezinho... Impossível descrever a sensação de relaxamento ao sair de um lugar como esse. É muito bom.

Coisa interessante: não existem espelhos no local, só no banheiro. Fiquei imaginando se aqui no Brasil entenderiam um lugar desses, com tanta gente despida e sem espelhos. Mas como eu disse, nas saunas o objetivo não é se exibir.

Não vi naquele contexto apelo sexual ou qualquer tipo de invasão ou desrespeito. Me parece que o fato de estarem todos pelados descaracteriza um pouco a associação que temos a tendência em fazer entre nudez e erotismo. Ali, ninguém fica te encarando, cada um fica na sua, curtindo seu relax. Estive sozinha um momento em uma sauna com dois caras. Nunca pensei que o ambiente fosse tão respeitoso. Muito mais do que numa academia ou numa praia.

O que posso dizer é que a experiência é incrível e serviu para mostrar o quanto ainda sou cheia de preconceitos. Mas nada que uma boa sauna não possa resolver! Me arrependi de não ter ido com meus amigos. Se soubesse que era tão tranquilo… Bom, mas isso fica para uma próxima vez.

#sauna #amsterdã #spa #amsterdam #holanda #netherlands #depoimento #wellness

1,018 views

SOBRE SAUNAlogia

 

Aqui você encontra dicas sobre spas, saunas e casas de banho pelo mundo. Tudo o que você precisa saber para preparar um roteiro inesquecível

ABOUT SAUNAlogia

 

Here you will find tips about bath houses, saunas and spas around the world. Everything you need to know to start planing that perfect trip