In Russian Banya | Vitaly Tikhov - 1916

ENCOTRE TODAS AS RESPOSTAS

Aqui você encontra uma lista de coisas que sempre me perguntam quando o assunto é um dia num spa. As respostas dependem do tipo de balneário escolhido e de cada país. Leia com atenção, escolha seu destino,

consulte as regras do local e relaxe

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Posso usar roupa de banho?

O uso de roupa de banho não é permito na maioria das casas de banho pelo mundo. Alguns estabelecimentos reservam dias especiais para quem ainda não se sente confortável com a nudez social.

 

Normalmente você pode encontrar essa informação no site do estabelecimento que pretende visitar. Busque pelo menu informações (information) ou horário de funcionamento (opening hours).

Homens e mulheres frequentam o mesmo ambiente?

Há lugares com ambientes separados, geralmente quando a nudez é obrigatória. Em outros, a separação acontece por meio de horários diferenciados. Em países do norte da Europa como Alemanha, Holanda, Bélgica, Áustria, Suíça, Dinamarca, Suécia e Noruega, é comum que homens e mulheres compartilhem os mesmos ambientes sem nenhuma roupa. Isso acontece também na maioria dos países da Europa oriental, como Eslovênia, Republica Checa, Eslováquia e Bulgária. No Japão alguns onsens possuem ambas as opções, sendo áreas compartilhadas o mais comum. Já nos spas na Turquia e da Coreia do Sul, por exemplo, ambientes onde há nudez não são compartilhados por homens e mulheres. O mesmo acontece na Finlândia. Por ali, a nudez é obrigatória nas saunas públicas, porém existe uma separação entre homens e mulheres - diferente das saunas particulares, onde toda a família e seus convidados frequentam a sauna juntos.

 

Essas informação também podem ser encontradas no site doestabelecimento que pretende visitar. Busque pelo menu informações (information) ou horário de funcionamento (opening hours).

Por que frequentar uma casa de banho ou spa sem roupa de banho?

 

Pelo mesmo motivo que você frequenta seu banheiro e toma banho sem roupa de banho. Casas de banho e spas são lugares onde se busca a higiene física e mental. O uso de roupas de banho dificulta a limpeza completa do corpo e isso aumenta as chances de fungos e bactérias presentes nos forros de biquinis e sungas se multiplicarem. Sem contar que ambientes como saunas e salas de vapor, úmidos e com alta temperaturas, favorecem a proliferação desses micro-organismos. Isso compromete também a limpeza do local.

 

Além disso, a nudez social pode ter um impacto psicológico positivo. É mais ou menos como uma terapia, na qual autoestima e auto-aceitação são trabalhadas. Há maior equilíbrio e respeito entre os gêneros quando homens e mulheres estão nus em um ambiente controlado e não-sexualizado.

Tenho que ficar sem roupa o tempo todo?

 

Não, você só precisa ficar sem roupa em uma situação de banho, como nas saunas, salas de vapor, banhos de imersão, piscinas, hidromassagens, duchas e, caso o clima seja favorável, tomar sol.

 

Ao se deslocar de uma atividade para a outra, você pode usar um roupão, uma toalha ou permanecer nu, como preferir. Em áreas como restaurantes e terraços, onde são vendidas ou servidas refeições, você é obrigado a usar um roupão.

Alguma dica sobre depilação?

 

A depilação é uma escolha pessoal e com certeza você não será julgado pela sua. Com pelos ou sem pelos o importante é que você se sinta à vontade com seu estilo. Muitos adotam a depilação completa dos pelos pubianos. Outros preferem apenas mantê-los bem aparados enquanto alguns ainda preferem um visual mais natural. Vale destacar que os dois primeiros estilos, amplamente adotados tanto por mulheres quanto por homens de todas as idades, também contribuem com a manutenção da higiene dos locais visitados.

Quanto tempo devo reservar para a visita?

 

A duração da visita depende da quantidade de atividades oferecidas pelo estabelecimento e de quanto tempo você tem disponível. Nos jjimjilbangs, por exemplo, se aconselha reservar um dia inteiro. O mesmo vale para a maioria dos spas na Europa. Uma visita a uma sauna pública na Finlândia pode durar apenas algumas horas, já que dificilmente você encontrará serviços adicionais como massagens ou tratamentos de pele, comuns em spas maiores.

O que eu devo levar?

 

Você vai precisar de duas toalhas (uma para se enxugar e outra para usar dentro das saunas - por questões de higiene, você deve se sentar ou se deitar sobre uma toalha, tendo certeza de que seus pés também estão sobre a toalha), roupão e chinelos. Normalmente é possível alugar esses itens no próprio spa. A maioria dos locais também oferece gel de banho e esfoliantes para o corpo sem nenhum custo adicional. É aconselhável ainda levar algum tipo de creme hidratante, uma garrafa plástica com água e algumas revistas e/ou livro.

Quanto custa um dia em uma casa de banho?

 

Os preços variam de acordo com o tamanho do local e com o que ele oferece. Na Europa, por exemplo, você pode gastar entre 15 euros, em uma sauna na Finlândia, até 100 euros, caso você queira um programa completo, em um spa maior, com direito a vários tipos de saunas e banhos, piscinas, hidromassagens, massagem, tratamento facial e refeição (incluindo entrada, prato principal, sobremesa e espumante).

Qual é diferença entre um spa e uma casa de banho?

 

Um spa é, na verdade, uma casa de banho com vários tipos de banhos, tanto de imersão como de vapor, e normalmente com serviços adicionais de estética e relaxamento, como massagens, tratamento de pele e até depilação.

 

Casas de banho costumam ser mais simples e especializadas em um tipo de banho especifico, como sauna, onsen ou bania. Nesses lugares, a oferta de serviços adicionais pode ser limitada.

Qual é a rotina em dia em um spa ou casa de banho?

 

Podem existir algumas diferenças nos procedimentos, dependendo do local que você planeja visitar (os sites dos estabelecimentos costumam dar maiores detalhes), mas, em geral, uma visita a um spa ou a uma casa de banho consiste dos seguintes passos:

 

 

1) Check-in: você se apresenta na recepção do estabelecimento, exatamente como se estivesse em um hotel. Nesse momento, você recebe todas as informações necessárias sobre o local e sobre sua visita, além de uma identificação para acerto de contas, que pode ser uma comanda eletrônica ou simplesmente o numero do seu armário, no qual serão anotadas as sua despesas. Também é possível alugar roupões, toalhas e chinelos, caso você não tenha esses itens. Atenção: alguns spas solicitam uma reserva adiantada (confirme antes da sua visita) pelo website ou por telefone. 

 

2) Vestiário: é aqui que você deixa suas roupas, em um armário. Em locais onde o banho comum é feito nu e com homens e mulheres juntos, os vestiários também costumam ser mistos. Caso você esteja visitando um local onde existem áreas especificas para cada sexo, os vestiários também serão separados.

 

3) Ducha: costuma-se tomar uma ducha antes de qualquer tipo de banho publico, para que qualquer sujeira ou odor que não pertençam ao ambiente sejam eliminados, preservando-se a higiene do local. O mesmo deve ser feito sempre antes de se entrar em uma piscina, hidromassagem ou banho quente de imersão para que o suor do seu corpo (especialmente ao sair das saunas e dos banhos de vapor) não seja compartilhado na água.

 

4) Escolha como relaxar: dependendo do tipo de casa de banho, você pode, então, escolher como iniciar sua sessão de relaxamento. Esquenta-pés, saunas, salas de vapor, piscinas, hidromassagens, banhos quentes de imersão, águas termais, massagens, áreas de descanso... Escolha o que mais te agradar e aproveite! Um passo-a-passo para uma sessão de sauna pode ser encontrado aqui.

 

5) Alimentação: quanto maior o lugar visitado, maior será sua chance de encontrar uma opção mais variada de petiscos e refeições. Procure ingerir alimentos leves e muito líquido durante sua visita.

 

6) Encerrando a visita: quando estiver se sentindo completamente relaxado, é hora de colocar suas roupas e voltar a realidade. Tome mais uma ducha antes de finalizar sua visita, hidrate sua pele com um creme e coloque uma muda de roupas novas e limpas. Para finalizar, volte à recepção e faça o check-out. Nesse momento, serão cobrados os valores relativos ao seus gastos. 

 

Depois de uma visita a uma casa de banho, você vai descobrir que relaxar nunca foi tão simples!

Spas ou casas de banho, onde as roupas de banho não são permitidas, são centros nudistas/naturistas?

 

Não, mas, em parte, sim. Spas e casas de banho carregarem alguns aspectos dessas práticas, mas não devem ser considerados puramente locais naturistas ou nudistas. 

 

Apesar de não ter uma definição oficial, o termo nudismo é aceito como "a prática da nudez em busca de uma vida mais saudável", sendo a principal ferramenta de um movimento maior, o naturismo. De acordo com a Federação Internacional de Naturismo, o naturismo é oficialmente definido como “um estilo de vida em harmonia com a natureza, expressado pela prática da nudez (o nudismo) social, ligada a autoestima, a tolerância para com pessoas de opiniões diferentes e o respeito pelo meio ambiente”.

 

Já nos spas, a nudez não é o centro de toda a experiência. Ela é apenas um componente – natural, lógico e prático – de um processo mais amplo, que tem a ver com relaxamento e limpeza do corpo para se alcançar uma vida mais saudável. Por isso mesmo, só se fica pelado em ambientes onde o corpo passa por algum processo de higiene. 

 

Considerar um banho em um spa como uma experiência unicamente nudista ou naturista seria o mesmo que nos considerarmos nudistas ou naturistas sempre que tiramos nossas roupas para uma ducha em casa, no clube ou na academia. A única diferença entre a nudez em um spa e a nudez cotidiana é que, em um spa, ela é compartilhada com outros banhistas, do mesmo sexo e, muitas vezes, do sexo oposto.

SOBRE SAUNAlogia

 

Aqui você encontra dicas sobre spas, saunas e casas de banho pelo mundo. Tudo o que você precisa saber para preparar um roteiro inesquecível

ABOUT SAUNAlogia

 

Here you will find tips about bath houses, saunas and spas around the world. Everything you need to know to start planing that perfect trip